Coneça mais sobre nosso instituto Conheça seus deveres e direitos na saúde Veja nossos artigos e notícias Perguntas e Respostas Fale Conosco
Voltar à página principal
 
Perguntas e Respostas

 
Como eram solicitadas as internações até 1.970?
 

Até 1.970, todas as pessoas, como agora, podiam ser internadas gratuitamente nas enfermarias coletivas.

A personalização da Saúde Pública era contratada nos consultórios dos médicos liberais autônomos e estes solicitavam, sem burocracia, fora das enfermarias dos hospitais privados, a internação das pessoas adoecidas.
Aos trabalhadores, bastava terem a carteira de trabalho assinada para serem internados por solicitação de seus médicos particulares; e personalizarem, com liberdade, a Saúde Pública que era reembolsada diretamente pelo INAMPS.

Entretanto, depois da implantação da seguridade social coletiva, que garante recursos pré-pagos com finalidades sociais pelos consumidores, de forma indireta, socializada, igual e compulsória, todas as pessoas passaram a ter direitos iguais, sendo legalmente indiferente que tenham, ou não, a carteira assinada.

Todos os trabalhadores passaram a ter o direito e o Estado a ter o dever de oferecer oportunidades iguais a todos os cidadãos, para que eles escolham, com igualdade de oportunidades, se querem ser atendidos só pelo SUS ou contratando serviços personalizados e opcionais.

 
Voltar